Ouvidoria Taciba: (18) 3997-9070
Segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas.
  7 de janeiro de 2022

A simples promessa de fé anunciava a construção de um povoado


Ao redor da casa de Francisco Calixto Pereira, os cafezais cresciam e a família se preparava para fazer a primeira colheita do produto nas terras vizinhas ao Rio Formiga. Criado sob o fervor da religiosidade desde pequeno, Francisco recorria a fé quando se encontrava em dificuldade. Sua filha Maria Cândido Calixto, a exemplo do pai, era uma católica perseverante. Devota dos Santos Reis, fez uma promessa aos magos cristãos, para que abençoasse a colheita.

A promessa era levantar próximo a sua casa um grande cruzeiro de madeira, e a seus pés, todos os anos, no dia 6 de janeiro, ela e sua família realizariam eventos religiosos em louvor aos Santos Reis. Atendida em sua fé, Maria Cândida apressou-se em pagar sua dívida aos Reis Magos. Para isso, buscou a ajuda do pai, Francisco, que assumiu a responsabilidade na construção da cruz.

No próximo sábado, dia 8, resgataremos um pouco dessa cultura histórica do nosso município, com a realização da Santa Missa do centenário do Patrimônio de Santos Reis, na Igreja Matriz, às 19h. A celebração contará com a Companhia de Santos Reis “Família Rosa.”

Top