7 de janeiro de 2022

Taciba 100 anos


Recentemente Taciba completou 67 anos de emancipação político-administrativa. Isso significou que deixamos de ser um distrito de Regente Feijó e passamos a ter nossa própria estrutura administrativa, com nossas leis, instituições e representantes.

Mas você sabia que neste ano de 2022 comemoramos o centenário de fundação do Patrimônio de Santos Reis, que deu origem à nossa querida Taciba?

Em 1920, a família Calixto Pereira adquiriu terras às margens do Rio Formiga, dando início à ocupação do território, que aos poucos foi recebendo outras famílias por aqui.Francisco Calixto Pereira, um dos pioneiros, fincou um cruzeiro na propriedade de seu irmão, Moisés, em 6 de janeiro de 1922, dia de Santos Reis, daí a origem do primeiro nome do povoado. Hoje o local fica entre as esquinas das avenidas Moisés Calixto com a Rui Barbosa.

No próximo capítulo você vai entender os motivos que levaram o batismo do patrimônio em homenagem ao três reis magos e consequentemente o início da tradição da famosa Folia de Santos Reis em nosso município.

Top